CORAÇÃO DE TINTA



Autor: Cornélia Funke

Ano de Lançamento: 2006

Editora: Cia das Letras

Nº de páginas: 446






História: Meggie é uma menina de 12 anos que mora com o pai Mortimer ou Mo (como ela o chama), um encadernador de livros. Desde pequena Mo a ensinou a ter amor pela leitura, mas nunca leu em voz alta para ela, por mais que Meggie insistisse, ele sempre se recusava. Ela nunca entendeu o porque, até que um misterioso visitante chamado Dedo Empoeirado aparece em sua casa para desvendar esse mistério.
Acontece que Mo tem o poder de dar vida a objetos, seres ou qualquer coisa de uma história quando lê em voz alta, e com isso ganhou o nome de Língua Encantada.
Quando Meggie ainda tinha três anos seu pai leu "Coração de Tinta", para ela e sua mãe, e acidentalmente deu vida a alguns vilões e personagens do livro, como Dedo Empoeirado, e mandou sua esposa para dentro do livro.
Capricórnio, um vilão que Mo retirou do livro destruiu todos os outros exemplares de "Coração de Tinta"  ainda existentes no mundo, só guardou uma cópia as sete chaves com ele, porque quer que Mo retire Sombra, o mais sanguinário e temido vilão de dentro do livro.
Mo e a filha são perseguidos pelos capangas de Capricórnio, mas não desistem, com a ajuda de Dedo Empoeirado, de procurar por mais um exemplar do livro para poder tirar a mãe de Meggie de lá de dentro e enviar todo o resto de volta. Mas para isso, Meggie e Mo têm que enfrentar criaturas que não são normais em seu mundo e buscar um final feliz para sua própria história.

Minha opinião: Como não amar Coração de Tinta? Alguém pode me dizer? 

“Talvez atrás da história impressa haja uma outra, muito maior, que se modifica como acontece no nosso mundo. E talvez as letras não nos revelem mais do que aquilo que vemos quando espiamos pelo buraco de uma fechadura. Talvez elas sejam somente a tampa de uma panela que contém muitas coisas além das que podemos ler.” 
Coração de Tinta

Vai ser um livro difícil de descrever porque é um dos melhores livros que já li na vida, mas vamos lá. 
Coração de Tinta é o primeiro livro de uma trilogia, seguido por Sangue de Tinta e Morte de Tinta. Li este livro por indicação de uma amiga e me apaixonei. Cornélia Funke está de parabéns pelo jeito com que escreveu. A narrativa é maravilhosa, assim como a história, os personagens e tudo neste livro!
Coração de Tinta é um livro incrível, feito para todos os amantes de histórias. Os personagens são perfeitos, cada um com suas peculiaridades, não tenho como escolher o meu favorito. É um livro com muitos detalhes e como sou detalhista nata, gostei muito. Também amei a capa, o design e os pequenos trechos de outros livros no inicio de cada capitulo. Mas o que eu mais gostei mesmo, é como você se imagina no lugar de Língua Encantada, podendo trazer seus personagens preferidos de dentro dos livros para perto de você, tipo "Oi Peeta! Oi Katniss! Tirei vocês do livro.", e ai gente, não seria legal?
Bom, resumindo, Coração de Tinta, é tudo de bom, é maravilhoso, é perfeito, é incrivelmente incrível, é S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L e eu estou ansiosíssima para ler os próximos livros da trilogia.


22 Comentários

  1. Amei a sua resenha, parabéns *-* Fiquei com muita vontade de ler Coração de Tinta e os outros dois livros da trilogia, devem ser mais que perfeitos!

    ResponderExcluir
  2. Haha, obrigado de novo amor! Te amo <3

    ResponderExcluir
  3. Cornelia consegue literalmente dar vida aos personagens de sua criação. Conseguimos com muito carinho mergulhar em seu mundo e pouco a pouco nos apaixonar por cada personagem, seja ele vilão ou não. Ainda não li a sequência, mas estão na minha estante e logo logo os lerei em voz alta para torná-los realidades em minha vida, Beijos e Abraços, Luis Guilherme... A propósito tenho uma página no facebook: www.facebook.com/sintoniamoral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que você disse. Está na lista dos meus próximos também!
      Obrigado por deixar sua opinião Guilherme.
      Beijos

      Excluir
  4. Achei a resenha boa, e o livro em si é magnífico. É fascinante gostar de um livro que conta histórias, mas mais fascinante ainda é ler um livro que conta a história de outro livro além da sua própria. Coração de Tinta é demais, estou no segundo livro da trilogia e falta comprar o último, ideal para quem gosta de histórias de fantasia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por deixar sua opinião Rhaysa.
      Não vejo a hora de ler a continuação!
      Beijos

      Excluir
  5. Nossa, sua resenha realmente me fez ter vontade de ler esse livro, parece ser muito legal.
    Adorei o blog, estou seguindo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joana, fico feliz em saber disso!
      Continue acompanhando o blog e leia o livro, não vai se arrepender.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Carina, adorei sua resenha e a oportunidade de relembrar a história, pois já faz um tempinho que eu li. Fiquei animada para ler a continuação. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, que bom que gostou, muito obrigado!
      Quando ler a continuação me avisa o que achou.
      Continue acompanhando o blog.
      Beijos

      Excluir
  7. Boa resenha, o livro quando li me encantou pela simpatia, as referências - todas interessantes - de outras obras foi um ponto forte, além de conter uma história própria e boa. claro. A autora conseguiu usar figuras clássicas da literatura e costurá-las numa trama suave e imersiva, como não ter esse dom de dar vida aos personagens de um livro?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo.
      Cornélia, é ótima, sem dúvidas!
      Continue acompanhando o blog.
      Abraço.


      Excluir
  8. Ótima resenha. Li e compartilho do amor pelo livro, é realmente uma história sem igual. Mas não compartilho o desejo de trazer meus personagens favoritos dos livros por alguns motivos: 1º Me odiariam por arrancá-los de suas vidas e pessoas queridas, por mais que suas vidas sejam ruins em seus respectivos mundos; 2º Todos que leram e os conhecem das histórias iam querer roubá-los ou dominá-los, vendê-los, usá-los, entre outros; 3º O preço. Quando um vem outro vai, e há pessoas e coisas que me são caras nesta vida, mesmo que tenha partes odiosas, não estaria disposta a arriscar nada do que tenho certeza que me pertence. E acho que foi isso que aprendi com o livro, consequências, amor, amizade, confiança, e muitos valores que prezo e acho importante aprender.
    Parabéns pelo Blog! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, pensando por este lado, tirar os personagens dos livros talvez não seja uma ideia tão boa assim. Também aprendi muitas coisas com esse livro.
      Obrigado por deixar sua opinião!
      Beijos.

      Excluir
  9. Eu quero muito ler esse livro, o filme é fantástico. Eu amo aventura e fantasia do mesmo modo que amo o terror, mas com sensações diferentes. Adorei! !

    www.readerscompany.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gostou do filme, se prepare para AMAR o livro haha
      Obrigada Alana, continue acompanhando o blog!
      Beijos

      Excluir
  10. Gostei bastante da resenha, e estou retribuindo seu comentário no coisas-do-tipo.blogspot.com Gostaria de te seguir, porém esta dando um erro ao eu tentar fazer isso. Mais tarde tento de novo, ok? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Barbara, que bom que gostou!
      Também estou com esse problema :/
      Beijos.

      Excluir
  11. Vi seu recado no Skoob e logo vim visitar seu blog. No começo não estava gostando muito do livro, mas depois não queria mais parar de ler. Li-o por indicação da minha irmã do blog http://ape56.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você continuou lendo Valéria, e vi que não se arrependeu.
      Beijos

      Excluir
  12. Muito boa mesmo, não é um dos meus livros favoritos, mas realmente gostei muito. Não sei se vou continuar a trilogia pois é difícil encontrar os outros 2, mas caso encontre vou querer continuar essa história que parece ter muito mais para contar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, a história é maravilhosa mesmo! Você encontra os outros dois comprando pelo submarino, vale muito a pena terminar a trilogia, vai por mim.
      Beijos

      Excluir

Sua opinião é super importante para mim e para o crescimento do blog. Então, deixe seu comentário. Obrigada e continue acompanhando. ♥